
Sabe aquele clássico papo de bar, onde se discute cultura wébica, religião, política, futebol y otras cositas más? Então. Aqui é a mesma coisa, só que na Internet. Neste espaço falaremos um pouco de tudo, e um muito de nada. Provavelmente alcoolizados*, ou não. *O nível alcoólico dos posts (e dos editores) varia de acordo com os horários das postagens (e o nível de parceria dos chefes).
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Algoritmo do Google vai rebaixar ranking de sites com muitos anúncios
Poizentão galera, o algoritmo do motor de busca do Google vai mudar (de novo). Desta vez é uma mudança voltada a criar um "ecossistema mais saudável na rede". Seja lá #wtf isso quer dizer.
A alteração veio após as repetidas reclamações de usuários que, ao fazerem uma busca, se deparavam com páginas que continham mais anúncios do que conteúdo. Agora, o motor de busca agora vai privilegiar os sites de alta qualidade, rebaixando o posicionamento de páginas que exibam propaganda demais.
Mas (sempre tem um mas), já tem gente reclamando. Aqui em terras tupiniquins, muito antes do anúncio desta mudança, o site brasileiro Buscapé já tinha comprado briga com o Google, dizendo que o gigante das buscas estava "escondendo" os resultados do Buscapé para favorecer o Google Shopping.
Lá fora o pessoal diz que o próprio Google às vezes dá prioridade aos anúncios, conforme explica o vídeo acima: em uma busca por DVD - BluRay, a barra lateral manda ver nos links patrocinados de lojas, desviando o usuário da "informação quente".
A boa notícia é que, segundo o engenheiro do Google Mark Cutts, a alteração no algoritmo vai afetar menos de 1% das das buscas globais. Será?
(Via Mashable)