segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Algoritmo do Google vai rebaixar ranking de sites com muitos anúncios



Poizentão galera, o algoritmo do motor de busca do Google vai mudar (de novo). Desta vez é uma mudança voltada a criar um "ecossistema mais saudável na rede". Seja lá #wtf isso quer dizer.

A alteração veio após as repetidas reclamações de usuários que, ao fazerem uma busca, se deparavam com páginas que continham mais anúncios do que conteúdo. Agora, o motor de busca agora vai privilegiar os sites de alta qualidade, rebaixando o posicionamento de páginas que exibam propaganda demais.

Mas (sempre tem um mas), já tem gente reclamando. Aqui em terras tupiniquins, muito antes do anúncio desta mudança, o site brasileiro Buscapé já tinha comprado briga com o Google, dizendo que o gigante das buscas estava "escondendo" os resultados do Buscapé para favorecer o Google Shopping.

Lá fora o pessoal diz que o próprio Google às vezes dá prioridade aos anúncios, conforme explica o vídeo acima: em uma busca por DVD - BluRay, a barra lateral manda ver nos links patrocinados de lojas, desviando o usuário da "informação quente".

A boa notícia é que, segundo o engenheiro do Google Mark Cutts, a alteração no algoritmo vai afetar menos de 1% das das buscas globais. Será?

(Via Mashable)