quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FAKEbook: a invasão das notícias falsas


Sério, a coisa já passou do limite suportável faz horas. Como se não bastassem as Fanpages de conteúdo "humorístico" que se proliferam como pulgas no Chewbacca, das correntes orkutianas do tipo "curta ou compartilhe", a bola da vez é plantar notícia falsa.

Pode inventar qualquer coisa que a galera compartilha. Mas matar algum famoso é melhor. Espalha mais rápido.

E depois as pessoas ainda se perguntam pra que é que existe (ou existia) o diploma de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.

O motivo é bem simples: buscar informações, transformar o cotidiano em notícia, apurar fatos. Isso gera uma coisa chamada credibilidade, que o Tio Aurelio define assim:

s.f. Qualidade do que é crível; verossimilhança.


O que é crível é - litaralmente - o que se pode crer. Logo, quando você lê um texto, uma matéria, uma notícia produzida por um jornalista (podscrê), esta notícia é verdadeira, e você pode confiar no que leu / viu / ouviu.

Agora ficar replicando postagem de Desinformados da Silva blogs de humor como se fossem notícia, façam-me o favor... Voltem a assistir TV onde, apesar da manipulação, as notícias ao menos ainda são verídicas...