sexta-feira, 18 de maio de 2012

How musical are you? Pesquisa da BBC busca mapear musicalidade dos terráqueos


Música. Taí uma coisa que - agora mais do que nunca - faz parte da vida de todo mundo. Depois da popularização do compartilhamento de arquivos e da revolução "istivijobiana" dos celulares-que-além-de-tocar-música-fazem-mil-coisas-e-até-telefonam, boa parte da população mundial circula por aí com seus fonezinhos no ouvido. E, entre tantos ouvintes, sempre há aqueles que tem boas aptidões para tocar e nem desconfiam disso. E aí veio a questão:

Quão musical é você?

Esta é a pergunta que o BBC Lab UK está fazendo desde janeiro de 2011, com uma bateria de testes superbacana para avaliar a capacidade musical dos bilhões de terráqueos espalhados por este mundão véio sem porteira.

A jornada para mapear nossas aptidões musicais começa com o um mosaico de trechinhos de 1 segundo de música, que devem ser organizados de acordo com seus gêneros: rock, pop, hip hop ou jazz. É basicamente um teste para ver se você reconhece os elementos comuns a estes estilos musicais, e sabe agrupá-los de acordo com as semelhanças.

Em seguida, depois de um questionário gigaaaante, vem os testes de percepção de tempo, com o desafio de ouvir vários trechos de música com clique (o malfadado metrônomo) e identificar se o clique está no tempo da música ou não (com as opções "tenho certeza", "não tenho certeza" ou "estou chutando"). Tenho certeza que os DJ's vão amar ou odiar esta parte, hehe.

Ainda na percepção de tempo, a coisa começa a ficar mais divertida quando pedem pra gente marcar o tempo de trechos de música apertando na barra de espaço. Mais um questionário gigaaaaaante e chega a hora do teste de memória melódica, onde são tocados trechos de melodias em tons mais altos ou mais baixos e a gente tem que descobrir se as melodias são iguais ou não. E de novo com as opções "tenho certeza", "não tenho certeza" e "estou chutando".

E depois disso vem o resultado - o meu tá ali em cima - pra saber se é uma boa ideia comprar aquela guitarra que você sempre sonhou ou se é melhor ficar na sua e evitar bater palmas na hora de cantar parabéns, inclusive.

Reforço: o teste é um tanto quanto longo, e em inglês. Então prepare um bom par de fones de ouvido ou caixas de som, separe aí uns 20 minutinhos e manda ver clicando aqui!

P.S 1: Tem que fazer um cadastrinho lá na BBC iD antes de começar. É rapidinho, vale a pena!
P.S 2: Só serão contabilizados os resultados de pessoas maiores de 18 anos.